Releva a questão da autodidaxia ou capacidade de ensinar e aprender para si mesmo por conta própria, mostrando que isto se torna cada vez mais possível por conta das mídias, mas lembra que não se pode perder o foco, portanto, adequar estratégias e metodologias educacionais capazes de serem trabalhadas por meio de recursos tecnológicos é imprescindível para que a educação nos tempos atuais continue alcançando seus objetivos de formar cidadãos competentes para a vida em sociedade.
A autora cita uma frase de Mc Luhan que no meu entendimento diz que a relação com o meio é de reciprocidade, já que ao transmitir uma mensagem o meio te transmite uma resposta, ou reação, que age sobre o conteúdo da mensagem gerando um novo conteúdo. O que segundo a autora, hoje chamamos de “linguagens” da mídia eletrônica.
Belloni (2005, p.6), cita um estudo de Patrícia Greenfield, que mostrou que crianças que vêem muita televisão têm melhores aptidões para construir conceitos de relações espaço-temporais, para compreender as relações entre o todo e suas partes, e até para identificar os ângulos das “tomadas de imagens” (takes ou prises de vue), o que significa um reforço das faculdades de abstração, pois qualquer teoria é, antes de mais nada, uma maneira de ver as coisas (Greenfield, 1998).
E de fato é nítido, vemos com facilidade que as crianças de hoje em dia desenvolvem novas capacidades cognitivas e perceptivas, e é neste ponto que nós educadores devemos direcionar a nossa prática.
Até mesmo porque o impacto tecnológico tem sido muito forte, mesmo que observado e criticado de formas diversas, nós educadores devemos aproveitar esta “invasão” e nos apropriarmos dela para alcançar nossos alunos de “hoje em dia”.
Estamos em um ponto em que dizemos estar na era da informação na qual a informação se tornou uma “moeda de troca”, talvez tão poderosas quanto o dinheiro, que segundo a Unesco, as TIC podem ser consideradas como elemento essencial para compreender as sociedades contemporâneas.
Nos parecem realmente impossíveis de serem realizados, e realmente deverão ocorrer radicais mudanças para que estes desafios sejam superados, mas acredito no poder e na boa utilização das TIC no contexto educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário