sexta-feira, 15 de abril de 2011

O que é mídia-educação?

Releva a questão da autodidaxia ou capacidade de ensinar e aprender para si mesmo por conta própria, mostrando que isto se torna cada vez mais possível por conta das mídias, mas lembra que não se pode perder o foco, portanto, adequar estratégias e metodologias educacionais capazes de serem trabalhadas por meio de recursos tecnológicos é imprescindível para que a educação nos tempos atuais continue alcançando seus objetivos de formar cidadãos competentes para a vida em sociedade.
A autora cita uma frase de Mc Luhan que no meu entendimento diz que a relação com o meio é de reciprocidade, já que ao transmitir uma mensagem o meio te transmite uma resposta, ou reação, que age sobre o conteúdo da mensagem gerando um novo conteúdo. O que segundo a autora, hoje chamamos de “linguagens” da mídia eletrônica.       
Belloni (2005, p.6), cita um estudo de Patrícia Greenfield, que mostrou que crianças que vêem muita televisão têm melhores aptidões para construir conceitos de relações espaço-temporais, para compreender as relações entre o todo e suas partes, e até para identificar os ângulos das “tomadas de imagens” (takes ou prises de vue), o que significa um reforço das faculdades de abstração, pois qualquer teoria é, antes de mais nada, uma maneira de ver as coisas (Greenfield, 1998).
E de fato é nítido, vemos com facilidade que as crianças de hoje em dia desenvolvem novas capacidades cognitivas e perceptivas, e é neste ponto que nós educadores devemos direcionar a nossa prática.
Até mesmo porque o impacto tecnológico tem sido muito forte, mesmo que observado e criticado de formas diversas, nós educadores devemos aproveitar esta “invasão” e nos apropriarmos dela para alcançar nossos alunos de “hoje em dia”.
Estamos em um ponto em que dizemos estar na era da informação na qual a informação se tornou uma “moeda de troca”, talvez tão poderosas quanto o dinheiro, que segundo a Unesco, as TIC podem ser consideradas como elemento essencial para compreender as sociedades contemporâneas.
Nos parecem realmente impossíveis de serem realizados, e realmente deverão ocorrer radicais mudanças para que estes desafios sejam superados, mas acredito no poder e na boa utilização das TIC no contexto educacional. 

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação: polêmicas do nosso tempo.2ª edição. Campinas:Autores Associados, 2005.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Palestra sobre software livre

Sexta-feira, dia 08/04/2011 tivemos uma palestra, que me pareceu mais um bate-papo, com o Felipe (não me lembro o sobrenome), de SAMPA MÊO, que falava sobre os softwares livres, o que são, como são usados, propriedades, etc.

Achei muito interessante, acho que toda turma gostou das dicas e informações por nós desconhecidas que ele nos passou naquele dia! confesso que não consigo me lembrar muito bem dos termos específicos que ele usava, até mesmo porque não tinha como fazer anotações sobre aquele tema, pois sem um conhecimento prévio ficou difícil entender e identificar tudo ele falava, mas resumindo, no que diz respeito à educação, vimos de forma mais prática as reais contribuições da tecnologia no campo educacional, como softwares que disponibilizavam exercícios de matemática, atividades lúdicas, etc. Ainda vimos alguns sistemas operacionais livres com ferramentas diversas, que se bem exploradas, podem servir muito bem para o campo educacional, enfim...

Gostaria de agradecer a presença do Felipe e a paciência que ele teve com um grupo de leigos no assunto (nossa turma). Obrigada!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O USO CONSCIENTE DA ÁGUA

O USO CONSCIENTE DA ÁGUA INTRODUÇÃO
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:
- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aqüíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

TAREFA
Fazer uma pesquisa sobre a água.

 PROCESSO- Assistir ao vídeo da música “tenho sede” de Dominguinhos;
- Pesquisar questões relacionadas à água, como:
Importância, propriedades, funções, usos, etc;
- Após a realização da pesquisa, busque tomar uma nova postura de vida com relação à água seguindo algumas dicas de uso conciente citadas abaixo e repasse isso para seus amigos, familiares, etc.

Podemos contribuir para a reversão desse quadro através de atitudes simples, mas que pode fazer a diferença. Seguem algumas dicas:
• Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água! O pior é que no Brasil o recordista de consumo de água é justamente o banho! Para reverter esse quadro tente diminuir o tempo do banho e ainda fechar a torneira enquanto está se ensaboando;
• Na hora de escovar os dentes, nada de deixar a torneira aberta. Com essa atitude você economiza no mínimo 10 litros de água!
• Na hora de lavar roupa o ideal é deixar acumular peças e lavar tudo de uma vez;
• Para lavar louça o ideal é ensaboar tudo o que for lavar com a torneira fechada, só abrindo na hora de enxaguar;
• Nada de lavar o carro ou a calçada com mangueira, pois o desperdício é maior;  
• Regular a válvula de descarga é sempre adequado para não precisar ficar apertando muito, o que gera desperdício;
• Nunca deixe torneiras pingando ou canos furados, fazendo apenas "remendos", esses são fatores que provocam desperdício em longo prazo.

RECURSOS1.sites indicados
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html

AVALIAÇÃO

PARABÉNS
Estou desligando a torneira e o chuveiro na hora de me ensaboar e escovar os dentes. Estou tomando banhos mais rápidos. Estou alertando a minha família, amigos e conhecidos quando os vejo fazendo um mau uso da água.

ATENÇÃO
Estou desligando a torneira e o chuveiro na hora de me ensaboar e escovar os dentes. Estou tomando banhos mais rápidos. Não estou conversando, alertando os meus conhecidos quando os vejo fazendo um mau uso da água.

PERIGO
Não estou desligando a torneira e chuveiro durante o uso, pois não vejo uma grande diferença de economia de água quando o faço.

CONCLUSÃO
Após a realização desta pesquisa é possível perceber que a água é um dos elementos da natureza mais importantes para a sobrevivência de seres vivos de todos os reinos.
Vimos também, que a água pode acabar e que devemos usá-la com consciência, pois ela é um recurso natural finito, ou seja, pode acabar.

CRÉDITOS
IESB – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
PEDAGOGIA/TECNOLOGIAS APLACADAS À EDUCAÇÃO
PROFESSOA: SABRINA DIAS
ALUNAS: BRUNA GOMES E KELLI WOLF
BRASÍLIA – DF